Rótulos em braille: acessibilidade que importa

Você sabia que os rótulos em braille são muito importantes para proporcionar a acessibilidade das informações muito importantes a respeito dos diferentes tipos de produtos?

É isso mesmo!

E a sua empresa tem a acessibilidade como pauta importante na hora de criar rótulos e etiquetas?

Preparamos este artigo especialmente para destacar a fabricação dos rótulos em braille. Continue lendo e confira!

Importância de rótulos e etiquetas em braille

Braille é um código projetado para ser lido pelo toque, a partir da formação pela combinação de uma grade de seis pontos, com duas colunas e três linhas, onde cada letra ou informação possui uma combinação única de pontos. O tamanho é padrão, a partir do tamanho e altura dos pontos, e do espaço entre eles, portanto não é possível aumentar ou diminuir o tamanho do texto em Braille.

Ao desenvolver rótulos e etiquetas em braille a marca proporciona que o cliente com deficiência visual tenha acesso às informações do produto que deseja consumir, o diferenciando de produtos semelhantes e, assim, comunicá-lo a respeito de:

  • Data de fabricação
  • Data de validade
  • Lote
  • Peso
  • Quantidade em unidades
  • Composição e ingredientes
  • Especificidades do produto, como medicamentos, alimentos e bebidas, por exemplo
  • Contato do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)

Além disso, com os rótulos em braille, ao tornar um produto acessível para todos os públicos, a marca se torna inclusiva, promove valor social e acaba ganhando também a confiança de seus consumidores.

Cuidados necessários ao fabricar os rótulos em braille

Durante o desenvolvimento dos rótulos em braille é preciso se atentar a algumas especificações. Uma delas é a dimensão do código, que deve ter aproximadamente 3 mm de altura e 2 de largura, respeitando os espaços entre eles e entre as linhas.
Também é fundamental que os símbolos em braille estejam adequados e com a saliência correta, evitando assim criar dificuldades ao cliente na hora de entender e conhecer mais sobre o produto, prejudicando o seu consumo.

Lembre-se de evitar incluir dados demais, coloque somente aqueles que realmente farão a diferença para o consumidor e atente-se para as Normas Técnicas exigidas pelas autoridades no setor.

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