Rótulos seguros para o Agronegócio: entenda a importância!

Agricultor cuidando da lavoura com defensivos agrícolas originais com os rótulos Prakolar SATO.
Defensivos agrícolas estão sendo falsificados no país e conforme PL, pode ser considerado crime hediondo. Leia o artigo e entenda o que é possível fazer para coibir a prática.

 

Não é de hoje que os rótulos seguros para o agronegócio tem grande importância na produção efetiva de defensivos agrícolas, mas, nos últimos meses, o mercado vem sentindo e movimentando-se contra os impactados negativos das  falsificações no país.

Segundo dados da Polícia Federal, houve um expressivo crescimento de falsificações e contrabando desses produtos nos últimos anos, vide as quantidades de defensivos falsificados apreendidos que vemos nos noticiários.

Tanto para as indústrias de defensivos agrícolas que tem seus produtos falsificados, (afetando a eficácia dos produtos e a reputação da marca), como para o Agronegócio, (que está em constante crescimento), essas falsificações geram grandes prejuízos.

Os insumos falsificados não passam por avaliações das autoridades responsáveis pelo registro dos produtos, não estando aptos, em sua maioria, para a comercialização.

Os defensivos falsificados afetam diretamente as plantações, não controlam as pragas devidamente, causando:

  • fitotoxicidade às plantas
  • falta de controle dos problemas nas lavouras
  • risco à saúde humana e contaminação do meio ambiente
  • Afeta a comercialização dos produtos que, perdem suas qualidades;

Os agrotóxicos falsificados acabam chegando à mesa dos consumidores através de produtos cultivados com esses defensivos, contendo substâncias em quantidades equivocadas e até mesmo proibidas.

Como combater a falsificação dos defensivos agrícolas?

Para combater tais atividades criminosas, existem algumas ações em andamento e outras que podemos colaborar. Vale destacar:

  • Denúncias e Investigação: operações especiais deflagradas pela Polícia Federal visam investigar, localizar e apreender quadrilhas que além de falsificarem insumos, também roubam cargas, adulteram defensivos e realizam contrabandos. Denúncias podem ser feitos pelo 181.

 

  • Projeto de Lei 2619/21: com texto em análise na Câmara dos Deputados e enquadra a conduta no rol dos crimes hediondos, o projeto de lei visa estabelecer nova tipificação para fraude de defensivos e insumos agrícolas (falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de defensivos e insumos) e assim, coibir a prática ilegal. (Agência Câmara de Notícias, 2022)

 

  • Rótulos com dispositivos de segurança: a utilização/aplicação de rótulos com dispositivos de segurança pelos fabricantes no desenvolvimento dos defensivos e insumos agrícolas coíbem a prática e garantem a originalidade e mais tranquilidade para os agricultores.

 

Recursos de segurança personalizáveis:

Para auxiliar no combate de falsificações de defensivos agrícolas, a Prakolar SATO, pioneira em soluções para rótulos e etiquetas desenvolveu rótulos seguros para o agronegócio, uma completa gama de dispositivos de segurança e personalizáveis, que garantem a autenticidade e procedência dos produtos.

Tais dispositivos de segurança para rótulos de defensivos agrícolas auxiliam os agricultores a identificarem se o defensivo é original e seguro para uso.

Confira quais são os recursos de segurança personalizáveis que os rótulos Prakolar SATO desenvolveu para o agronegócio e como eles auxiliam os fabricantes a coibirem as falsificações de seus produtos e aos consumidores a identificarem se um defensivo é confiável ou não, confira:

Tinta invisível
Marcações visíveis apenas com luz especial infravermelha
Micro texto com informações
QR code sequencial e randômico
Texto com tinta invisível com informações variáveis:
Visível apenas com luz azul negra
Tinta coin reativa
Holografia personalizada
Cortes de segurança
Matérias primas de segurança

Assista também, o vídeo que nosso parceiro Rodrigo Capella gravou falando brevemente sobre os recursos para que os rótulos sejam ainda mais seguros para o agronegócio:

 

Soluções personalizadas:

A Prakolar SATO realiza projetos customizados de rótulos autoadesivos e termoencolhíveis, conforme a necessidade de cada produto e marca.

Entre em contato para falar sobre seu projeto e conheça nossas soluções.

Fique por dentro das últimas novidades do mercado e aproveite nossas dicas